Saiba como escolher portas e janelas para sua casa
Escolher portas e janelas é sempre motivo de dúvida na hora de construir ou reformar a casa. Além de decorativos, as portas e janelas têm que se adequar com o projeto arquitetônico e serem práticas e funcionais.
O primeiro passo é conhecer as características e o espaço do imóvel
Assim, será possível prever as necessidades do isolamento acústico, térmico e proteções contra ventos e insetos, por exemplo.
A partir disso, deve-se escolher o material das portas e janelas da casa. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, as portas e janelas de madeira e aço são as preferidas do brasileiro, seguidas de alumínio e PVC.
Depois de escolher as portas de janelas para sua casa, observe o posicionamento das janelas. Veja se elas trazem a claridade suficiente, durante o dia, a ponto de não ser preciso acender uma lâmpada sequer (aliás, elas demandam custos maiores e são mais cansativas que a luz natural). Se estiver construindo, atente-se para esse ponto e veja ainda como é a localização da casa com relação ao trajeto do sol. Que horas os raios entram nos cômodos para aquecê-los? Caso você já more em um lugar escuro, o jeito é buscar na decoração a saída para agregar leveza e claridade. Comece observando as portas e as janelas.
A porta de entrada da casa, será o cartão de visita da mesma, por isso, deve receber atenção especial.
As mais comuns são as de madeira, sem muito adorno e que abrem pra dentro. Na dúvida, opte por modelos mais convencionais com detalhes simples que não perderão o charme com o tempo devido ao estilo causal.
Já quem prima pela iluminação natural do ambiente, deve apostar em portas de vidro.
Caso as portas e janelas sejam de madeira, pense na possibilidade de pintá-las de um tom claro. É por meio dos tons suaves que se pode brincar com as nuances mais fortes nos detalhes e nos objetos decorativos. Por isso, a dica é: invista em revestimentos claros.
As janelas normalmente segue o mesmo estilo da porta principal. Porém, caso a porta seja de madeira é possível utilizar outros materiais nas janelas, devido a versatilidade do material. Hoje em dia, é possível comprar modelos prontos de portas e janelas ou encomendá-las sob medida.
Confira os prós e contras de cada tipo de material:
Ferro e aço: são super-resistentes, mas precisam de manutenção constante para evitar ferrugens.
Madeira: ótima para locais que exijam maior isolamento térmico, Deve ter manutenção constante para evitar danos devido à umidade, raios solares e cupins.
Alumínio: destaca-se pela fácil manutenção e resistência ao mesmo tempo. Não oxida, é mais leve, econômica e fácil de projetar e executar. Porém, não é recomendada para todos os tipos de ambientes.
PVC: é durável, de fácil manutenção e proporciona ótimo isolamento acústico. Porém, pode desbotar e não é aconselhável em áreas de condições climáticas mais intonsas com muita chuva e vento, por exemplo.
Agora é só optar pela que fica melhor no seu lar. Aproveite a variedade de portas e janelas no Grupo Construfran e boas compras!
Até a próxima!