Como passar massa corrida e deixar as paredes de casa lisinhas

Como passar massa corrida e deixar as paredes de casa lisinhas

Possuir um ambiente bem decorado, com paredes lisas e bem pintadas, faz a diferença em qualquer lar. Estas, além de serem utilizadas como fundo para elementos decorativos como quadros e pôsteres, ainda podem ser o destaque na decoração de um canto da casa. Isso, é claro, se estiver com a textura ideal e uma bela cor escolhida.

Para isso, é de extrema importância que a parede receba o preparo correto antes de aplicar a tinta eleita, garantindo um resultado mais harmônico e sem grandes problemas. É aí que entra a importância da massa corrida.

É este passo tão importante no tratamento da parede que confere aspecto liso, proporcionando a correção de pequenas imperfeições decorrentes do processo de aplicação de cimento no momento da construção.

Esta preparação da parede utilizando a massa corrida ainda é fundamental para proteger e manter uma pintura bonita por muito mais tempo. O uso da massa proporcionará essa proteção e a uniformidade da parede, reduzindo o consumo de tinta, melhorando sua absorção e melhorando a aparência e resistência do acabamento.

Como passar massa corrida na parede

Antes de tudo, é necessário identificar qual o tipo de parede que irá receber a massa. Se esta for interna e não ter contato direto com umidade, a designer de interiores indica a utilização da massa corrida PVA. Já para áreas externas ou com contato constante com a úmida, o mais recomendável “é a escolha por uma massa corrida acrílica”, revela Márcia.

A profissional explica que enquanto a primeira possui função de corrigir as pequenas imperfeições da superfície na qual será aplicada, a segunda deve ser eleita se houver a necessidade de tornar a superfície lisa, como por exemplo na a cobertura de azulejos. Confira a seguir o passo a passo para a aplicação caseira de massa corrida:

O que você vai precisar

Os materiais necessários para a aplicação de massa corrida são poucos, além de fáceis de encontrar. Para fazer este procedimento, basta uma desempenadeira ou espátula de aço, luvas, boné e máscara para evitar ressecamento de mãos, cabelos e narinas, e a massa corrida específica para sua parede.

Se desejar produzir uma parede com textura, em lojas especializadas em materiais de construção é possível encontrar rolos especiais, os quais produzem desenhos variados como o grafiato.

Passo 1: preparação da parede

Como o primeiro passo, Márcia destaca a importância de a parede que irá receber a massa esteja em boas condições. “Para uma boa aplicação da massa, seja ela PVA ou acrílica, é recomendável lixar bem a parede, removendo qualquer impureza e, a seguir, aplicar um selador. Qualquer sujeira ou contaminação pode prejudicar a aderência da massa na base”.

Ainda em relação ao selador, a profissional orienta que seu uso só se faz necessário se a aplicação da massa ocorrer em uma parede já pintada, ou ainda na qual haja contato direto de umidade, sendo que no reboco novo este pode ser descartado.

Outro ponto importante a ser levantado é que se for uma parede nova, esta deva estar bem seca para receber a aplicação da massa, sendo recomendável um período de até 30 dias, para completa secagem do reboco.

Se necessário é válido realizar uma limpeza da superfície, utilizando água e detergente neutro. Se a parede tiver sinais de mofo ou fungos, pode-se aplicar uma mistura de água com hipoclorito de sódio.

Após limpa e lixada, é recomendável eliminar qualquer sinal de poeira, seja passando uma vassoura ou mesmo um pano macio, para que alguma impureza não atrapalhe a aderência da massa à parede.

Passo 2: o uso do selador

Se for necessário o uso do selador, este deve ser aplicado neste momento, com um rolo de pintura, devendo aguardar sua secagem antes de avançar para o próximo passo. Este tempo varia de 1 a 4 horas, dependendo das condições da parede e da marca do produto.

Passo 3: prepare a massa

As indicações de uso da massa variam de acordo com a marca ou fabricante, sendo encontradas normalmente prontas para uso, sem a necessidade de adição de nenhum outro produto. Se a massa que você irá utilizar estiver muito dura, a profissional recomenda o seguinte procedimento: “dilua a massa com água na proporção de 5 a 10% do volume. Essa solução deve ser bem batida para que fique homogênea e deve ser aplicada em até, no máximo, 24h após a diluição”, instrui.

Passo 4: a aplicação da massa

A passo seguinte é aplicar a massa corrida. “Com a espátula, você alimenta a lateral maior da desempenadeira, e com a esta alimentada com a massa, aplica a massa, esticando-a sobre a parede, buscando uma aplicação fina e uniforme”, ensina a designer.

As camadas devem ser finas, podendo ser aplicadas no sentido horizontal ou vertical, de acordo com sua preferência. Aguarde sua secagem de acordo com as orientações do fabricante e lixe-a, se livrando de possíveis imperfeições.

Limpe-a novamente, evitando qualquer resquício de poeira, e aplique uma nova demão, aguardando sua secagem e lixando-a, desta vez com uma lixa mais fina, apenas para garantir um resultado completamente uniforme. Pronto, sua parede já está preparada para receber a pintura e encantar o seu ambiente.

Vale reforçar que estas instruções são aplicadas de maneira geral, podendo ser diferentes de acordo com o produto escolhido. Por isso, fique sempre atento às instruções do fabricante, e se tiver possíveis dúvidas ou contratempos, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da marca.

Follow by Email