Decoração Dicas Para Casa

Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

Decoração Dicas Para Casa

Dicas para refrescar e economizar energia com ventiladores de teto

No verão, o calor sempre promete ser forte. Para ajudar nossos clientes a ter mais bem estar nessa época, apresentamos aqui ótimas dicas, pois esta semana estamos com uma promoção imperdível esta semana. Tudo para manter a casa fresca, com charme e ainda economizar energia.

1 . PARA QUE SERVE O MODO EXAUSTOR

À noite, quando estiver fresco lá fora, mas o quarto continuar abafado, abra todas as janelas e portas e ligue o ventilador de teto no modo exaustor (sentido anti-horário) por pelo menos uma meia hora. O ar quente, que está próximo do teto, vai se deslocar pelas paredes e sair pelas janelas, enquanto o ar frio entra perto do chão e sobe. Depois do quarto refrescado, pode voltar a usar na posição normal de ventilação. O ventilador de teto dá uma sensação térmica de 3 graus a menos que a do ambiente.

  1. MELHOR AMIGO DO AR CONDICIONADO – E DA CONTA DE LUZ!

Se você tiver ar condicionado, use em combinação com o ventilador para economizar energia. Refresque primeiro o quarto com o condicionador de ar no início da noite. Depois desligue e use apenas o ventilador de teto para circular esse ar fresco, sem ressecar o ambiente ou gelar demais.

Ou ainda faça como Gisele Bündchen ensinou no seu blog sustentável: use o ventilador junto com o ar condicionado, para ajudar a espalhar o ar frio – que tende a descer e ficar próximo do chão. Com essa maior circulação, é possível ligar o ar-condicionado em 23 graus, em vez de 17 graus, por exemplo, forçando menos o motor.

Isso pode economizar até 33% de energia, ou cerca de 92 kWh por mês. Se metade dos condicionadores de ar do tipo split vendidos no Brasil fossem usados junto com ventiladores, a energia economizada em 8 horas diárias de operação poderia suprir quase um milhão de residências. Incrível, não é?

  1. CONFORTO ATÉ AO AR LIVRE

Um ventilador bem posicionado na varanda ajuda não só como o calor, mas também mantém pernilongos e mosquitos à distância! Se puder investir em um modelo à prova d’água, que pode tomar chuva e ser instalado em pergolados e varandas melhor ainda, pois assim você poderá usar em casas de praia, campo ou rancho.

  1. SILÊNCIO E PAZ

Outra coisa importante é investir em ventiladores silenciosos. Quando aparelho está barulhento, pode ser um problema mecânico (como o ronco do motor de má qualidade), de instalação (quando está desequilibrado e fica batendo no teto), ou mesmo a força do vento.

  1. ALTURA CERTA DO CHÃO AO TETO

Para funcionar bem, os ventiladores devem ser instalados com as pás na altura máxima de 2,40 m do piso. Assim, o vento consegue ser sentido por quem está lá embaixo. Por isso, se o seu pé direito for maior que 2,75 m, você vai precisar usar um tubo extensor para deixá-lo na altura certa.

Os ventiladores ainda tem uma movimentação de ar inteligente, que circula por todo o ambiente, não só para quem está logo abaixo do ventilador, por causa do posicionamento e desenho especial das pás.

Por todas essas vantagens, resolvemos criar uma super promoção de ventiladores esta semana nas as lojas. Enfim, que o seu verão seja bem refrescante!

Posts Relacionados

Dicas Para Quem Vai Construir ou Reformar

mkt

4 dicas para salas decoradas antes e depois

Construfran

O que é a Argamassa?

Construfran

Deixe um comentário