Janelas Para Reformar Sem categoria

Cuidados com as dobradiças de casa e seus problemas

4 dicas e cuidados para conservação das dobradiças de portas e janelas, para que elas durem mais e não apresentem problemas ao longo dos anos.

Dobradiças são peças fundamentais da estrutura das portas, que servem ao mesmo tempo como pontos de sustentação e como facilitadoras de movimento, pois suportam o peso das portas durante o movimento de abertura e fechamento das mesmas.

Elas são utilizadas nas portas de entrada das casas e apartamentos, na estrutura de alguns modelos de janelas, e também na porta de alguns modelos de armários e guarda roupas.

Tipos de dobradiças e sua utilização nas portas

As dobradiças podem ser encontradas em modelos de ferro (mais comuns), aço inox ou alumínio, de acordo com o material utilizado para confecção da porta.

– Portas coloridas na decoração;

O número de dobradiças utilizadas em uma porta varia conforme seu peso, bem com

o a escolha do tipo ideal. Como exemplo, temos as dobradiças de alumínio, que são indicadas em portas de MDF, enquanto que as dobradiças de ferro ou aço são recomendadas para madeira maciça.

E sua vida útil é bem variável, pois vai depender do local onde elas foram utilizadas, e também do material de sua fabricação, sendo que as dobradiças de ferro estão mais sujeitas a ferrugem, e por isso tem durabilidade menor que outros modelos.

Outro problema comum, mas que nem sempre associamos à dobradiça é o desnivelamento da porta, que pode acontecer quando a dobradiça esta gasta ou mesmo quando seu pino esta saindo.

Problemas que costumam acontecer nas dobradiças

Um dos problemas mais comuns que uma dobradiça pode apresentar com o tempo é a ferrugem, que ataca aquelas dobradiças antigas, e que são feitas de ferro.

4 dicas e cuidados para conservar melhor as dobradiças

Saiba como conservar as dobradiças de portas com 4 dicas a seguir.

  1.  Óleo lubrificante

Uma das dicas para melhor conservação das dobradiças é a aplicação de óleo lubrificante em sua estrutura, para que seu movimento seja suave e sem aquele ruído incômodo.

  1. Verificar pinos e parafusos

Também é importante ver se o pino e os parafusos de apoio estão bem firmes, pois isso pode prejudicar não só o movimento da dobradiça, mas também a estrutura das portas.

  1. Ferrugem

E caso a dobradiça apresente sinais de ferrugem, o ideal é lixar ou aplicar um produto específico para remoção da ferrugem, que no dia seguinte pode ser removido com um pano macio e a ferrugem terá desaparecido.

  1. Opções de material

Mas caso ela esteja muito danificada, é melhor fazer sua troca por um modelo mais atual, de alumínio, para portas leves, ou aço inox, que suporta mais peso. Ambos estes modelos são mais duráveis e resistentes aos efeitos do tempo.

 

Posts Relacionados

Pia em Granito Verde Ubatuba

Construfran

10 Dicas de obras e reformas

michelle

Construindo uma casa: dicas para economizar!

mkt

Deixe um comentário